Dia nacional de combate ao fumo é comemorado hoje

29/08/2008

Não é nenhuma blogagem coletiva, mas poderia ser. Então vou falar sobre o cigarro hoje, porque acredito que muitas pessoas fumam sem nem ter idéia do veneno que estão ingerindo...

fumo_03

O cigarro é, hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Baríola, juntas. No Brasil, morrem cerca de 105 mil pessoas por ano ( fonte INCA- MS), tendo dedos, pernas, braços amputados; sem poderem respirar por conta de câncer de pulmão ou enfisema; sem mandíbulas; com o rosto desfigurado; sem esôfago; com câncer de próstata, etc. Imagine um Maracanã lotado, em dia de final de campeonato. Um ano depois, imagine-o vazio, triste e escuro. Todos se foram por conta do cigarro. E depois de uma carga enorme de sofrimentos.

E, infelizmente, quem paga esta conta é o povo brasileiro. Todos nós: você e eu, através dos impostos. Vamos fazer os fabricantes de cigarros pagarem isto. Vamos punir quem deve ser punido. Afinal de contas, eles faturam e nós pagamos as contas? Não deixe isto continuar, principalmente se você já conviveu com - e pagou por - este tipo de problema.
Nos últimos 30 anos, o fumo provocou um milhão de óbitos no Brasil e o prognóstico para os próximos quinze anos é de mais sete milhões de mortes;
Há no cigarro 4.730 produtos tóxicos, como a nicotina, o alcatrão, agrotóxicos, substâncias radioativas, metais pesados e monóxido de carbono;
O fumo provoca infarto, efisema pulmonar, derrame cerebral, osteoporose, e sobretudo cânceres (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, colo do útero, bexiga). E também impotência, menopausa precoce, rugas, aborto espontâneo, prematuridade e morte perinatal;
A fumaça lateral do cigarro, assimilada pelo fumante passivo, tem três vezes mais nicotina e cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a expirada pelos tabagistas;
Num recinto onde o fumo é permitido, ao final de oito horas o não fumante terá consumido quatro cigarros, aumentando em até duas vezes sua chance de ter câncer de pulmão;
O dinheiro gasto anualmente com exames, internações e medicamentos decorrentes de doenças do fumo é suficiente para construir quinze hospitais.
O consumo de tabaco porá fim prematuramente à vida de dez milhões de pessoas até 2020, caso a tendência atual continue.
É o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. Isto significa que de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro, diz a OMS.
O tabaco causa prejuízos de mais de 200 bilhões de dólares ao ano no mundo. No Egito, o custo anual do tratamento de doenças vinculadas ao tabagismo chega a 545 milhões de dólares e na China a 6,5 bilhões de dólares, segundo os últimos números disponíveis.
Mais de um milhão de pessoas de 350 milhões de fumantes morrem vítimas do tabagismo a cada ano na China e, segundo a OMS, este número poderia chegar a três milhões em 2050

Composição do cigarro:

Nicotina. É a causadora do vício;
Benzopireno. Substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Nitrosaminas;Substâncias radioativas. Como o polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos. Como o DDT;
Solventes. Como o benzeno;
Metais pesados. Como chumbo e o cádmio. Um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago;
Níquel e arsênico. Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes, resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc;
Cianeto hidrogenado;
Amônia. Utilizado em limpadores de banheiro;
Formol. Componente de cadáver;
Monóxido de carbono. É o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado;
E mais de 4.700 substâncias com cerca de 700 cancerígenas.smile_sad

Ainda não se convenceu? Então assista esse vídeo: O cigarro mata. Seu corpo é sua casa. Não fume...

Fonte: Consciência.net

25 comentários:

  1. Falou e disse Dú!! Belo post!
    Se bem que tem mta gente que sabe os malefícios que o cigarro traz, mas continuam fumando. Não pq são suicidas, mas pq acalma, relaxa, e etc...
    Sei que isso pode parecer disculpa de fumante e tudo, mas infelizmente é a realidade.
    "Num recinto onde o fumo é permitido, ao final de oito horas o não fumante terá consumido quatro cigarros, aumentando em até duas vezes sua chance de ter câncer de pulmão;"
    Com base nesse parágrafo, lembrei que Eeses dias assistir um noticiário sobre os malefícios causados aos fumantes passivos. As piores vítimas, pois os números mostram que eles morrem primeiro que os fumantes e com câncer. O noticiário ainda informou que o cigarro causa mais cancer emn fumantes passivos que nos próprios fumantes.
    É um número triste, porque além de se prejudicar, o fumante prejudica a todos.
    Vou anotar essa idéia!!!!
    Abraços Linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fumo, que merda viu?

    ResponderExcluir
  3. Sú, a maioria das pessoas estão conscientes dos estragos que o cigarro provoca no organismo, mesmo nas carteiras de cigarro hoje em dia já vem o alerta, inclusive usando fotos horríveis como essa que coloquei no post. Cigarro relaxa? Aff...música, namorar, assistir a um bom filme, uma comidinha gostosa feita com amor...tudo isso e muito mais também relaxa! Por que usar o cigarro como paliativo?
    Para mim não faz sentido nenhum inalar substâncias canceríginas e depois soltar a fumaça assassina pra fora, contaminando assim também quem está por perto e não tem nada com isso.Aff...

    Amigão, é uma merda mesmo viu? Mas acredito que se você quiser de verdade, consegue parar de fumar! Hoje de manhã cedo eu assisti uma entrevista com a atriz Mara Manzan, olha o que ela disse:
    “Estou com um nódulo no pulmão que descobri totalmente por acaso e ele é minúsculo. Tem um centímetro e meio só. Ele é um câncer muito fácil de ser retirado. O maior problema é que eu tenho um enfisema pulmonar pelo cigarro, que eu burramente fumei durante 40 anos da minha vida.”

    Hoje ela já fez a cirurgia e não pode nem pensar em colocar um cigarro na boca. Com a iminência da morte, parou de fumar abruptamente. Por que as pessoas chegam nesse ponto?
    Com meu pai também foi assim. Ele fumava três carteiras de cigarro por dia durante vinte anos, até que enfartou e precisou colocar duas pontes de safena. O médico disse que se ele continuasse a fumar, não teria chances. Isso aconteceu há mais de 10 anos e ele nunca mais colocou um cigarro na boca, graças a Deus!

    Só coloquei tudo isso aqui pra ver se consigo de alguma forma, fazer um alerta para as pessoas que estão próximas de mim e que eu amo, sejam familiares ou amigos, e você é um deles, meu Amigão!

    Beijão pra vocês, meus queridos!

    ResponderExcluir
  4. Ô, Amigão, tá na hora de parar... Você sabe...

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Suzi...eu levo fé no Amigão, tenho certeza que ele consegue se quiser!

    ResponderExcluir
  6. É verdade viu, Dú?! Realmente não faz sentindo nenhum, mas fumante inventa taaanta desculpas... E mesmo o ministério da saúde alertando aos fumantes, eles meio que ignram... Ainda bem que tem mta gente que conseguiu parar de fumar, ligando para o 0800 do verso da caixa... É difícil, mas tem que ter mta força de vontade!!!

    Dú, acho lindo aquele poema do Drummond. Ele foi um grande escritor e hoje ainda permanece vivo em suas belas palavras.

    Beijão querida!!

    ResponderExcluir
  7. Du, vi a chamada no portal do UOL. É sempre bom deixar lembretes sobre os males do fumo.

    Trouxe um pequeno texto que insiro aqui, logo abaixo, onde diz que apenas 20% dos fumantes precisam de medicação. Ou seja, o restante basta ter boa vontade e bom senso! :-)

    Todavia, insisto que o Governo não pode apenas fazer campanhas e continuar contando com os impostos desse setor que tem apoio legal para matar.

    Beijos! :-)
    Juca


    "Batalha contra cigarro pede mudança de comportamento, diz especialista
    AE - Parar de fumar não é fácil, exige disciplina e mudança de comportamento. Quando há dependência física ou psicológica associada a dificuldade aumenta. "Somente 20% dos fumantes regulares precisam de medicação", diz a pneumologista Camille Rodrigues da Silva, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo e autora do livro "Apague o Cigarro de Sua Vida".

    A maioria das mulheres descobre o cigarro ainda na juventude, aos 15 anos. E, ao longo dos anos, elas percebem que o cigarro faz companhia nos momentos de solidão, disfarça a insegurança e ainda diminui o apetite. Com todos esses apelos, há casos em que até um diagnóstico de câncer não é suficiente para largar o vício. A fumante acredita, em determinado momento, que conseguirá parar se ouvir que é necessário, mas isso não ocorre facilmente.

    As mulheres se convencem de que podem conviver em harmonia com o cigarro, sem maiores prejuízos. No entanto, depois de bons anos em companhia do tabaco, é comum surgir uma dúvida: investir na saúde ou manter os rituais e hábitos do vício? Para as mulheres que planejam ter filhos, a pergunta parece crucial.

    De acordo com a ginecologista Silvana Chedid, especialista em Medicina Reprodutiva, o tabaco pode impedir a concepção. "Como o álcool, o cigarro também reduz drasticamente as chances de um casal ter filhos, comprometendo a quantidade e a qualidade do esperma", alerta.

    Para largar o vício, repositores de nicotina, como os adesivos e gomas de mascar, ajudam. Medicamentos, como Ziban e Champix, também. "A descarga dos receptores de nicotina dura menos de um minuto. Tome um copo d"água e supere a fissura", aconselha Camille." Fonte: Batalha contra cigarro pede mudança de comportamento, diz especialista

    ResponderExcluir
  8. Juca, obrigada pelo excelente complemento ao post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Du, trouxe mais dois links. Desculpe se pareço inconveniente, mas achei interessante. Tem até um vídeo do Danilo Gentili (CQC) que, apesar do humor, pode servir para 'abrir os olhos' dos fumantes mais inveterados. :-)

    Beijos!
    Juca

    Blogueiros do UOL debatem sobre Dia Nacional de Combate ao Fumo

    Cigarro

    ResponderExcluir
  10. Não posso dizer que nunca fumei, mas voltei a mim a tempo de virar uma boca de cinzeiro.

    Pior do que um fumante é ter que beijar ou abraçar fumantes. O cheiro é péssimo e o convívio fica desagradável. ;/

    Vamos lá né gente. Pela saúde e pela higiene!

    ResponderExcluir
  11. Sempre adorei fumar, um prazer incomparável, uma deliciosa sensação que quase me matou de falta de ar e me deixou rugas precoces, sim, sou filha de uma geração onde fumar é "bacanérrimo" e fumei tanto que envelheci e não me dei conta.
    Há 5 anos parei, não nego os prazeres que o cigarro me deu como não nego que se soubesse o que sei jamais teria fumado.

    lindo dia,flor
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Juca, traga quantos links quiser, é muito importante!Veja o link do vídeo lá no Paralelo Com Carinho Já postei lá, muito obrigada pela dica!

    Jubliana, eu também detesto beijo com gosto de cigarro, ECA!!!

    Té mais!

    ResponderExcluir
  13. Nossa to com vergonha, prefiro não comentar.
    Não consegui parar de fumar, minha ansiedade é bem maior que eu. Morro de vergonha por uma tabagista, mas de que adianta senão tenho nem pouquinho de boa vontade.
    Já tentei mas é muito difícil. Vou fazer um tratamneto acho que é bem melhor...
    Muita vergonha....

    ResponderExcluir
  14. Nossa que vergonha! Eu sabendo de tudo isso e continuo fumando! Imperdoavel! Um dia eu paro! Beijos Duzinha

    ResponderExcluir
  15. Vixi, Du, eu nem sabia que o fumante passivo era tão prejudicado assim pelo cigarro! Muito boa essa informação!
    Graças a Deus, as pessoas mais próximas a mim quase não fumam, só uma grande amiga minha fumava, mas o noivo dela disse que só ia casar com ela se ela parasse de fumar. Há quase um ano ela parou e em novembro eles se casam!

    Bom fim de semana pra você, Du!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Amiga,
    Excelente post!!! Precisamos alertar esse povo o fumo mata!!! Se vc me autorizar publico esse post lá no meu blog e coloco os créditos direitnho para vc e para seu Blog. Assim fazendo divulgamos esse assunto tão importamnte.Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Excelente post. Vou repetir o que sempre digo a respeito do cigarro:

    "O cigarro é um tubo cilíndrico que possui duas pontas: em uma ponta há uma brasa, na outra há um trouxa!"

    Tenha um bom fim de semana, meu anjo!!!

    ResponderExcluir
  18. Rô, fico aqui torcendo por você, que consiga iniciar um tratamento e parar de ingerir essa fumaça que só lhe traz malefícios. Mas não digo isso como forma de lhe pressionar ou dar bronca. Pelo contrário, falo com carinho, ternura e admiração por ti, pois posso imaginar o quanto isso lhe constrange. :-)

    Mais pra frente, após alcançar seu intento, vamos rir disso tudo e comemorar sua vitória! \o/ \o/ Fique tranqüila! Te adoro!!

    Beijão!
    Juca

    ResponderExcluir
  19. Clarinha, você foi muito sincera no seu exemplo, muito obrigada por contribuir! Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Rô e Agda, eu tenho certeza de que se vocês quiserem mesmo, conseguem largar o cigarro! =/
    Amo vocês!!


    Camila, que bom que meu post serviu pra te dar essa informação, isso significa que consegui meu intento!Isso que vc contou sobre sua amiga só serve pra provar o que estou dizendo: Quando a pessoa quer de verdade largar qualquer vício, é o primeiro caminho para conseguir. Obrigada por compartilhar!


    Sônia, é claro que você pode copiar o post! Afinal, essas informações precisam se espalhar, é essa a idéia! Obrigada pela força!


    Cidão querido, você disse tudo!


    Pronto Juca, você disse tudo pra minha mãezinha!Obrigada, meu querido amigo!

    Um excelente final de semana pra todos vocês!
    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Huuuum...complicou um cadin! A minha mãe fuma desde os seus 16 anos e, hoje, ela tem 66 anos; ou seja, são 50 anos como fumante e tooodos reclamam a ela por isso, inclusive E-U!
    Mas a verdade é que eu tb fumo, às vezes. E outra verdade que adoro beijo com gosto de cigarro! :S

    Entretanto, contudo e todavia, acho que fumante não inventa desculpas não. Talvez, ele só não crie coragem (ou estímulos 'piores') para largar o cigarro. Esse atua como um vício e largá-lo exige, além de força de vontade, uma luta contra ansiedade, contra medos...pois, na maioria das vezes, o cigarro serve de amenizador desses males.

    Enfim, fica a conscientização pelo mal que se faz a si mesmo e aos demais.

    Beijooooooooos

    ResponderExcluir
  22. Pois é, Luca! Como falei mais acima, o cigarro é usado como paliativo para amenizar muitas situações difíceis, infelizmente! Gostei do teu ponto de vista, sempre com palavras importantes a acrescentar! Obrigada querida!

    ResponderExcluir
  23. Du,

    Nunca fumei, e cá entre nós, não gsto de cigarro, respeito a decisão de fumar de quem fuma, mas fico muito feliz quando alguém me diz que parou de fumar, acho sim, uma grande vitória! Uma amiga de infância de minha mãe teve um câncer no pulmão daqueles agressivos, causados pelo cigarro, a doença a matou em três meses, o médico ao diagnosticar a doença, perguntou a ela quantos anos ela fumava, ela respondeu que nunca tinha fumado...Mas era casada há 24 anos, e o marido fumava desde então, aí a raiz do problema, e ele ainda fuma...

    Tema atual e propício, afinal, você está fazendo a sua parte.
    Beijo carinhoso, Cris

    ResponderExcluir
  24. Oi, Moça!

    Sabes qual foi a primeira impressão que eu tive quando vi aquela imagem do feto? Mau gosto e apelação! Não gostei mesmo!

    Mas... queres saber?
    Todas as campanhas bonitinhas e de bom gosto, visando a educação deste nosso povo, principalmente os nossos adolescentes e as nossas crianças, não têm surtido o efeito esperado. Então o jeito é apelar mesmo!

    Quando vejo um adolescente acendendo um cigarro, apesar de toda esta campanha pesada contra o fumo, fico pensando: "Será que esta criatura tem merda na cabeça?"
    Só tem uma coisa que eu acho pior...
    São os adultos, pais e mães destes e de outros adolescentes, que não têm o vício, mas gostam, nas festinhas, geralmente embalados pelo álcool, de "brincar" de fumar!!! Vocês vão me desculpar a falta-de-educação, mas... PUTAQUEPARIU! Estes não têm nem merda na cabeça! Não percebem o mau exemplo que dão aos seus filhos?

    Melhor encerrar a minha participação por aqui...
    Indignado como estou, chego a ser perigoso!

    Beijo, querida!

    Urbano

    ResponderExcluir
  25. DU, um beijão!
    Vim ouvir música.

    Muito obrigada!

    Agora vou trabalhar.
    Assim que puder, voltarei.

    ResponderExcluir

^ Suba