O sonho da casa azul

25/11/2008

  Eu nunca vou entender meus sonhos, por mais que existam explicações e interpretações. Eles são mirabolantes demais pra ter algum significado convincente. E o pior é que muitos deles se repetem, como o "sonho da casa azul".
  É assim:
  Eu estou chegando num portão de ferro pequeno e baixo, esse portão faz parte da entrada dessa casa azul de madeira sem janelas, ela só tem uma porta branca no meio, tipo aquelas casinhas que a gente desenha quando é criança. Então eu abro o portão e entro num jardim muito colorido, cheio de flores de todos os tipos e árvores repletas de frutos. A casa azul está atrás desse jardim e eu vou em direção à porta.  
  Chegando lá, eu a abro, entro e a fecho atrás de mim. Não existe nada dentro da casa além de paredes azuis, só há outra porta no fundo e é uma casa bem comprida! Então eu tento seguir em direção à essa porta quando a casa começa a balançar para os dois lados. É muito difícil esse caminho porque eu caio o tempo todo e me machuco na tentativa de chegar, mas sei lá por que cargas d'agua, eu tenho que ir!
  Quando finalmente consigo chegar do outro lado, abro a porta e levo o maior susto... Não existe nada ali, a casa está suspensa no ar! Não existe chão nem céu, só um vazio imenso. Então eu caio naquele abismo sem direção e acordo com o coração parecendo bateria de escola de samba.
  Definitivamente, eu nunca vou entender meus sonhos.
 
(Dulce Miller - 28/11/2007)
 
  Tive o mesmo sonho na noite passada...
Um bom dia a todos!

13 comentários:

  1. Os sonhos eles sempre vem com significados implícitos ou completamente explícitos... É difícil de decifrar, mas são seus, são meus, são nossos. É inevitável, eles sempre voltam reformados ou do mesmo jeitinho de antigamente, mas voltam!! Confusos, irreais, animados... não sei, mas sempre estão ai!! Sonhos de casa azul, sonhos infantis que sempre voam por aqui, acabam sendo concretos e realizados, e quando realizados eles não voltam mais...
    (ain, quanto confusão, né?! Desculpa!!)

    Sabe, Du!
    Eu fui lendo o seu texto e imaginando uma pousada que tem aqui em Porto, chamada "Casa Azul"... Ela é bem colonial, sabe?! Construção antiga, mas é azul e linda! Tem um jardim florido com várias margaridas, violetas, rosas e árvores deliciosas com mesinhas e baquinhos de madeira onde podemos ficar apreciando uma natureza super gostosa... E tem um certo tempo que não vou ali, mas lendo o seu texto me bateu uma saudade, sabe?! É um lugar que eu sempre encontro com "sonhos extraviados" ....
    E a pousada que é uma casa do período colonial, parece com vc... É azul de janelas e portas brancas com jardins coloridos e tem muitos sonhos guardados ali!!!!

    BEijos, Flor!!
    Está tudo bem?!!
    Saudades de vc....


    *Desculpa o comentário grande e meio sem sentido, mas é porque fui escrevendo e escrevendo e saíram essas coisas confusas...

    Beijos, Amo vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Queridíssima Du, estava com saudades. Seu sonho... Um pouco complicado de interpretar... Bom, por alto, o que eu avaliaria, independente de qqr coisa q saiba a respeito de quem sonhou é mais ou menos isso:

    O Jardim florido seria sua vida pública, aquela que mostra pra quem te conhece, pros seus colegas de trabalho, vizinhos, todos aqueles que vêem o seu jardim, que você cuida tão bem para que seja impecável. Ao entrar na casa, a ausência de objetos de decoração reflete a falta que você sente de coisas que venham realmente preencher sua vida, dessa forma as coisas parecem ser só você, mais ninguém no seu cômodo, praticamente inabitado e inexplorado.
    Talvez você esconda seus problemas nesse cômodo, invisíveis à você mesma, você não quer vê-los para não lembrar deles, então prefere tudo vazio. Você sente necessidade de sair desse cômodo, faz dele uma passagem pois não lhe é agradável. Tem que trilhar seu caminho, seguir em frente deixando o vazio pra trás, em busca de um cômodo mobiliado, definitivo, com os sentimentos devidamente alocados e limpos. Onde você possa dormir e descansar. A esperança está na última porta, que você abre e se depara com seu medo, seus fantasmas, que são justamente a falta do seu sonhado cômodo mobiliado. Você cria essa última forma como forma de se penitenciar ou se alertar para o que você não quer para você mesma. Bom, essa é a MINHA interpretação, uso afirmações por ser a minha verdade mediante uma avaliação superficial. Tenho enormes chances de estar errado.
    Mas se quiser refletir e ponderar, pelo menos pra isso serve. Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba... haja criatividade hein Du!! rsrsr... Bom, pelo pouco que sei dos sonhos, eles podem ser:

    - desejo, ansiedade
    - visualização do passado

    Ambos podem aparecer beeeeem camuflados. Mas, como ainda não fiz psicologia, não vou me arriscar e falar besteira... Mas você pode se ajudar bastante a decifrar esse sonho "entrando em vc", tentando lembrar o que está te angustiando, ou te vfazendo muito feliz, ou que você quer demais...

    Adoro sonhar... É tão diferente, interessante, revelador... É bem legal...

    Bjuuus Duuuuu!

    ResponderExcluir
  4. Sonhos são misteriosos, nunca tento entendê-los! ;o)

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, eu adoro interpretar sonhos, se tivesse um pouco mais de tempo agora gastaria muitos minutos pensando no significado desse sonho seu. Não sei se vc também tem essa mania, mas se tiver já deve ter chegado a alguma conclusão sobre a casa azul, né, Du? Com certeza já tentou entender o que é cada elemento... Eu viajo nessas coisas.

    E eu tb tenho sonhos que se repetem, mas ocorriam com mais freqüência quando eu era criança. Hoje em dia tenho uns sonhos bem marcantes, mas com elementos novos...

    Vou ficar com a casa azul de vista para o abismo na cabeça hoje... e vou acabar sonhando com ela tb. =)

    beijos, Duzinha!

    ResponderExcluir
  6. = = = = = = = KAROLINA = = = = = = =

    oláááááá!

    noooossa! q coisa mais confusa. Costumam dizer q quando temos o mesmo sonho por mais de uma noite, SIGNIFICA alguma coisa. Q mistério.
    Eu nem me arrisco em dizer o q pode ser. Rsrsrs

    = = = = = = = KAROLINA = = = = = = =
    “Sonhar é acordar-se para dentro.”

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Moça!

    Requentar posts eu já vi muito, mas requentar sonhos... (rsrsrsrs)

    Sério agora.
    Queres saber? O universo onírico é (como sempre foi) um dos maiores mistérios a desvendar, quase tão desafiante como o mistério da vida e da morte. Teorias não faltam para tentar explicar o significado dos sonhos. Algumas, inclusive, ligam o sonho com possíveis viagens do espírito para fora do corpo. A explicação do Joel é bem interessante, mas só tu é que podes dizer se tem algum fundamento.

    Eu não vou nem me arriscar a tentar decifrar o teu sonho, pois a minha relação com os meus sonhos é bem diferente. Como já te disse, já não tenho um pesadelo há algumas décadas, pois de alguma maneira eu consigo intervir no desfecho de meus sonhos. Isto, pelo menos para mim, acaba por delimitar meus sonhos à esfera cerebral e nada além disso, mas cada pessoa é diferente da outra e não vou tentar generalizar.

    Beijão!

    Sensata Paranóia

    ResponderExcluir
  8. Nem de longe sei interpretar sonhos, mesmo porque existe grandes mmistérios.
    Eu quase não lembro dos meus sonhos, mas sei que sonho e muitos deles são iguais.
    Muitos beijos pra ti minha filha amada!
    Rô!

    PS:- ultimamente a meno não nem me deixando sonhar, acordo mil vezes por noite pra me abanar...kkkk!!!que coisa chata viu!!!

    ResponderExcluir
  9. Exatamente por não terem traduções racionais que os sonhos são bonitos de serem sentidos. Embora algumas pessoas ainda tentem desvendar seus significados, eu prefiro ficar c as sensações q eles me deixam. Acredito neles, assim como em minhas intuições. Adoro sonhar q estou grávida...é a sensação mais gostosa q já senti..

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou uma pessoa de sonhos. Não de sonhos dormidos. Quase não sonho e, quando sonho, não lembro deles. Acho isso um horror. Fico fantasiando sobre os sonhos que queia ter e não tenho. Mas, quando acontece de eu sonhar e me lembrar, é uma alegria só, saio contando ele por aí, chega a ser engraçado, porque todo mundo sonha tanto que nem dá muita importância aos seus sonhos, e eu fico toda serelepe com um simples sonhozinho. E sonhos repetidos? Seria muita ousadia querer isso pra mim. Então fico contente com o seu e sonho em ter sonhado ele também.

    Beijinhos, Duzinha!!!

    ResponderExcluir
  11. Sonho azul. Eu acredito em sonhos e seus significados. Sempre que sonho e sonho toda noite, é incrível, acordo e fico lembrando de cada parte do sonho e tenho pesadelos também. E as histórias têm começo, meio e fim. O sonho azul foi um sonho mesmo e não um pesadelo. E agora é um texto ou já era quando você sonhou.

    ResponderExcluir
  12. É louco Du. Mas acho que se vc fuçar encontra uma resposta. Afinal é algo seu! Só seu né, nao é de nenhum interprete rs.

    E azul é uma cor especial, nao é à-toa que é minha favorita.

    No meu caso sempre ligo o azul a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Sonho é uma coisa louca mesmo, por isso são tão legais.
    Neles a gente pode, literalmente, tudo.
    Só não entendi até hoje o que o Evo Morales fazia no meu sonho dia desses. Eu devo estar assitindo muito jornal. =D

    ResponderExcluir

^ Suba