Gripe Suína - Perguntas e Respostas

24/07/2009

[clique na imagem para ampliar]
1.-Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas.
2. -Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata.
3.-Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.-É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.-Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.-Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.-Quando se deve começar a tomar o remédio? Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.-De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.-O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.-Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.-A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não porque contém químicos e está clorada
12.-O que faz o vírus quando provoca a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.-Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem? Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.-Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença? De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.-Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.-O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.-Qual é a população que está atacando este vírus? De 20 a 50 anos de idade.
19.-É útil a máscara para cobrir a boca? Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.-Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.-Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.-Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.-O virus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.-Os mascotes contagiam o vírus? Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.-Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não.
26.-Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.-O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus? Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.-Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.-Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada.
30.-As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM.
31.-Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NAO.
32.-O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.-O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.
34.-O álcool em gel é efetivo? SIM, muito efetivo.
35.-Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.-Este vírus está sob controle? Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.-O que significa passar de alerta 4 a alerta 5? A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.-Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? SIM.
39.-As crianças com tosse e gripe têm influenza? É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.-Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar? Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.-Posso me contagiar ao ar livre? Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.-Pode-se comer carne de porco? SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.-Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado? Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.
Eu mesma tinha algumas dúvidas e inclusive achava que havia perigo de contágio somente se a pessoa infectada apresentasse sintomas. Não é assim, como vimos acima…
*Recebi via e-mail da Adriana e achei importante compartilhar aqui.
O Julio Moraes também fez ontem um post muito interessante falando sobre o assunto e esclarecendo outras dúvidas além destas. Para quem quiser conferir, clique AQUI.

18 comentários:

  1. Du, não vamos nos estressar. Evitar lugares públicos é difícil. Imagina estes onibus lotados todos os dias, shoppings com o sistema de ar sujo e jogando no ambiente mil bactérias, e ácaros. Eu, particularmente to achando que tudo isto não passa de uma jogada de marketing. Eu li, não lembro quando, acho que foi mais no início do ano na Zero Hora que uns frascos contendo este vírus quebraram e o conteúdo se perdeu. Estes frascos estavam vindo para o Instituto Albert Einstein e se não me engano estavam vindo da Inglaterra para cá, e até foi veiculado que poderia ser um atentado terrorista a quebra de tais tubos de ensaio contendo estes tais vírus. Para causar mesmo uma epidemia, mas nestas alturas milhares de pessoas já teriam morrido. Então, eu ainda estou calma, sem estresse. acho que esta gripe é coisa mesmo da instabilidade do nosso clima.
    Não vamos nos apavorar.
    Beijos com carinho. Bom fim de semana.
    Cleo

    ResponderExcluir
  2. Du querida.Valeu muitíssimo o post.Aqui em Minas o povo está começando a pirar com essa gripe,já tem gente usando máscara,etc.Excelente post,explicativo,educativo.Um abração do james.

    ResponderExcluir
  3. Acredito na gripe e nos seus malefícios mas vejo um pânico generalizado, todo mundo querendo tomar remédio sem estar doente, pessoas se trancando dentro de casa...
    Lógico que temos que ser cuidadosos mas a vida segue e como qualquer doença que está no ar, todos estão propensos...
    Sou asmática mas não me apavoro, senão por paúra, entro em crise, rsss
    Obrigada pela informação valiosa, já repasso para outros.
    Lindo dia flor querida
    beijos

    *meu filho e sua banda -Ponto de Equilibrio- fizeram show ontem em POA, hoje em Caxias do Sul e amanhã Rio Grande, estão congelando, rss.

    ResponderExcluir
  4. Semana passada, soube que meu filho estava muito gripado, e nem estava indo trabalhar. Entrei em panico mesmo, e já fui lendo sobre os sintomas pra ele, pelo fone e aliviado vi que ele estava só gripadinho mesmo, tadinho.

    Bom dia Dusonhos!
    Beijão do amigão

    Muito obrigado pela ajuda lá.

    ResponderExcluir
  5. Cleo, o Ministério da Saúde recomenda lavar as mãos com água e sabão frequentemente, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais, evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies e se possível evitar locais com aglomeração de pessoas.
    A população está sendo informada constantemente sobre o vírus A(H1N1), pois conhecimento é uma importante medida de prevenção

    ResponderExcluir
  6. Márcia, você está certa. O vírus A(H1N1) e a gripe comum possuem sintomas e letalidade muito parecidos. A maioria absuluta dos pacientes apresenta sintomas leves e se recupera sem problemas. Nestes casos o Influenza A (H1N1) pode ser tratado com os mesmos remédios utilizados para a gripe comum, porém qualquer tratamento deve ser orientado por um médico. Só em casos graves ou em pacientes com doenças crônicas, imunodeficiências, idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos o uso do tamiflu é recomendado ainda nas primeiras horas, após a procura por atendimento.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelas respostas aqui, Ministério da Saúde!! :)

    ResponderExcluir
  8. Dulce,

    Sabes que sou médica e como tal te parabenizo pela iniciativa de auxiliar no combate a gripe postando informações sobre a mesma.
    O importante é difundir métodos preventivos e como buscar ajuda.
    Tenho observado mudanças nos hábitos de higiene das pessoas,o que já me deixa mais confortada.Não sei se por medo ou sei lá pq motivo,tenho presenciado atitudes que não esperava.Torço para que os hábitos de higiene recomendados se incorpore definitivamente a vida das pessoas.Lavar as mãos é fundamental!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Importantíssimo Du.
    Uma coisa me chamou a atençao. É quanto ao uso de máscaras. Tenho visto em todo lugar pessoas usando aquela mascara fuleirinha, e ela além de nao proteger ainda piora pois gera uma pequena umidade.

    Nao tem pra onde correr o essencial é a higiene, lavar as maos, e evitar levá-las ao rosto. E aquele cumprimento com beijinhos no rosto também se deve evitar.

    Enfim. parabéns. Tirei dúvidas aqui.

    Bj!

    ResponderExcluir
  10. Ah!
    E muito obrigado pelos comentários. Sei que é de coraçao, por isso fico muito contente, muito mesmo.

    Beijo!
    Inté!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É super importante estarmos divulgando essas informações porque não devemos confiar nas açoes deste Governo Lula marcado pela mentira em tudo que faz e diz.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  12. Du!!

    Que legal você publicar as informações aqui! Fiquei feliz com a repercussão! Seu blog é super visitado, parabéns por sempre usá-lo para abordar temas importantes e atuais! :)

    Sobre essa nova gripe, acho que não devemos entrar em pânico, mas informação nunca é demais, só assim aprendemos a prevenir, não só essa, mas outras doenças igualmente importantes e contagiosas.

    Ah, e não custa se agasalhar bem nesse frio, né? ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Estive aqui no meio da noite só pra ler esse post. Estou gripada e ando com medo dessa gripe. E sempre inventam essas infestações pra acabar com a gente.

    Beijos, Du.

    ResponderExcluir
  14. Everton, o uso de máscaras é recomendado apenas em unidades de saúde para pacientes com suspeita de gripe ou pelos profissionais envolvidos no atendimento e tratamento.

    ResponderExcluir
  15. Cadinho, o Ministério da Saúde tem mantido total transparência sobre as novidades do vírus A(H1N1) no Brasil. Desde o início tem mantido a população informada através de campanhas publicitárias na televisão, inserções no rádio, distribuição de folders, informações em banners e no sistema de som dos aeroportos. O Ministério da Saúde também tem respondido dúvidas manifestadas pelos internautas em redes sociais, blogs e site de notícias. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  16. A midia nao ajuda muito. Ao mesmo tempo que informa, apavora. Outro dia saiu no Uol um cara que morreu de insuficiencia respiratoria atravessando a estrada. Ai voce pensa: nossa ele foi fulminado pelo virus!!!!!!!! Nao foi bem assim, ele passou por diversos hospitais, foi diagnosticado erroneamente como tendo pneumonia. O que ele estava fazendo atravessando a estrada entao? E por que o lead da matéria vem com essa chamada de insuficiencia respiratoria... Socorro né? To com medo de ler o jornal... Ao mesmo tempo, será que existe transparencia no Ministerio da Saude que esta ai comentando? Sera que enquanto nao houver vacina vao mais ou menos "abafar o caso"?

    ResponderExcluir
  17. Camille, eu até compreendo as suas dúvidas e indagações, mas acho que o Ministério da Saúde é uma coisa e a mídia é outra. Quanto a transparência, não tenho motivos para duvidar das respostas aqui apresentadas.
    Obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda aqui.

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente eu pouco sabia a respeito dessa gripe, porque sempre achei que indiferente da gravidade de uma gripe o remédio é sempre o mesmo: chá, sopa, banho morno e cama para permitir uma rápida recuperação pelo nosso corpo que tem sim como deter a evolução dos vírus. Mas estão fazendo um estardilhaço em cima da dita cuja.
    Mas foi muito bom ler seu post a respeito. De qualquer forma, eu não acho que seja necessário evitar ambientes públicos, apenas é preciso maiores cuidados como por exemplo, em ônibus lotado, mesmo com o frio, manter as janelas abertas (as pessoas fazem questão de fechá-las). Lavar as mãos é outra forma muito útil e não apenas com relação ao gripe, evita-se outras doenças também. Não sei como as pessoas conseguem andar de ônibus e comer. eca. Que nojo...
    BEijos moça

    ResponderExcluir

^ Suba