Como encontrar a coragem necessária para mudar de vida?

15/09/2009

A voz do subconsciente aparece geralmente quando você está só consigo mesmo. O que ela tenta nos dizer é que estamos insatisfeitos ou com problemas de motivação simplesmente porque não estamos fazendo o que deveríamos com nossas vidas.
Você tem duas opções para lidar com a voz do subconsciente. A primeira é ouvi-la com atenção e mudar de vida. A segunda é silenciá-la assistindo TV, navegando na internet, sobrecarregando-se de trabalho ou consumindo doses cavalares de álcool, cafeína ou açúcar.
No entanto, sempre que você estiver só consigo mesmo, ela vai estar lá, tentando alertar você sobre a vida medíocre que vem levando, até que a morte se aproxime e com ela venham os remorsos de tudo o que poderia ter sido e que não foi.

Coragem para mudar

Como fazer então para sair da zona de conforto e começar a executar as mudanças que precisam ser feitas? O primeiro passo é não evitar ficar só consigo mesmo. Passe alguns momentos sozinho, sem nenhuma distração ligada (isso inclui TV, rádio, internet, celular etc.). Tenha em mãos lápis e papel, um gravador de voz ou qualquer outra coisa que possa capturar pensamentos que venham a surgir.
A maioria de nós, no fundo, sabe o que nos deixa infelizes. Pode ser o trabalho insignificante, o relacionamento que não dá mais certo, a beleza que foi perdida com o tempo, a saúde precária, a falta de dinheiro. Liste-os, seja sincero consigo mesmo.
Uma vez que você os tenha em mãos, pode começar a pensar em ações para mudar o que lhe insatisfaz e começar a fazer o que você acha que realmente vale a pena. O grande passo aqui será superar o medo, dominá-lo para ele não lhe paralise. Não tente eliminá-lo, pois isso é muito difícil. A coragem é a arte de dominar o medo.

Por onde começar

O que diferencia você das grandes figuras da humanidade? Das pessoas que realmente fazem a diferença? Sua mente é tão poderosa quanto a deles, basta ser treinada e você conseguirá tudo o que quer para a sua vida. Pense grande e não se intimide com as dificuldades, pois elas existem apenas para separar quem realmente está comprometido com alguma coisa daqueles que apenas gostariam de ter aquela coisa.
Algumas dicas para começar a mudança de vida que você sempre quis:
  • Entenda que tudo o que acontece na sua vida é responsabilidade sua. Tudo. Assuma o papel de protagonista e não de vítima.
  • Sendo você o responsável por tudo, corte a reclamação de sua vida. Reclamar é a pior coisa que você pode fazer por você mesmo. Foque em encontrar soluções em vez de ficar simplesmente apontando problemas.
  • Pense positivo. Se você acha que alguma coisa dará certo ou que dará errado, das duas maneiras você está certo. Então é melhor pensar positivamente, fazer as coisas darem certo.
  • Compreenda de uma vez por todas que a alimentação torna você o que você é. Passe a se alimentar com critério, nutrindo-se corretamente e não apenas enchendo a pança.
  • Coloque na sua cabeça que exercícios físicos não são uma questão de opção e sim de obrigação. É impossível manter-se saudável ao longo dos anos sem praticá-los, então comece hoje mesmo, nem que seja com uma caminhada pelo quarteirão.
  • Aprenda a descansar corretamente. É durante o sono que nosso corpo se recompõe. Tenha noites de sono tranqüilas e sua vida melhorará sensivelmente.
  • Adquira o hábito da leitura. Os livros são a melhor fonte de conhecimento e você pode entrar em contato com as grandes mentes da humanidade simplesmente compreendendo-os.
  • Anote todas as pendências fora de sua cabeça. Nossa mente não é o melhor lugar para deixar nossas pendências memorizadas. Isso gera estresse e confusão mental. Tenha o hábito de anotar suas pendências (projetos, tarefas, delegações, sonhos, metas) em um papel, em um software ou em qualquer lugar físico fora de sua cabeça.
  • Organize suas finanças. Problemas com dinheiro é um dos maiores motivos de infelicidade da humanidade. Que outra razão nos levaria a ficar oito horas por dia, cinco dias por semana, fazendo algo de que não gostamos? Aprender a gastar menos do que ganha e a investir a diferença para adquirir independência financeira.
  • Faça uma coisa de cada vez. Tentar resolver tudo ao mesmo tempo só vai deixá-lo frustrado. Da sua lista de problemas e aspirações, escolha uma e comece a trabalhar nela. Quando já estiver caminhando bem, passe para outra. Isso pode ser aplicado em tudo na sua vida. Se você tem dois focos, então não tem nenhum.
  • Saiba o que você quer da vida. Identificar os problemas não basta. Além de saber o que você não quer, você precisa ter em mente o que quer da vida. Trace seu objetivo principal, defina-o em detalhes e corra atrás dos seus sonhos.
  • Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você mesmo. Essa é a regra de ouro para viver bem em sociedade e ser uma pessoa querida pelos demais. Note que não é para se limitar a não fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. É para fazer pelos outros.
Por fim, não deixe nada para amanhã. Hoje à noite você pode ter um ataque cardíaco e morrer. Ou o lugar onde você mora pode ser atingido por um furacão, um tsunami, um terremoto, um ataque terrorista ou ser alvo de bandidos assassinos. O dia de amanhã não é uma certeza na sua vida, então é bom começar hoje. Sem desculpas, sem mais infelicidade. Apenas ouça aquela voz que sempre lhe diz a coisa certa a fazer.
Fonte: Curta Vida

16 comentários:

  1. Du..

    Querida.. antigamente eu fazia muito disto.. mas agora, não rola mais nada...

    Qdo estou só. apenas fecho os olhos e me lembro dos momentos bons...

    Difícil assim né??

    Te adoro!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Post!
    Joanna de Angelis diz q não existem pessoas infelizes, e sim insatisfeitas!....qdo li seu post só me lembrei dela, que tanto seu post como ela numa única idéia diz assim: saia do marasmo e comece a ser vc mesmo!....acho q foi assim q comecei a mudar.....não digo q estou satisfeita plenamente, mas q atiçou mais meu lado de ir mais em busca do q desejo, ah isso sim=D
    Bjss, vlw!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre faço uma faxina mental semanal. Analiso os prós e os contras e isso me faz muito bem. Me deixa mais leve e eu consigo sim ter uma consciência mais detalhada do meu cotidiano e da minha rotina (acho que esse nem é o nome aqui) mas enfim, você descobre que o tempo não está tomando conta de você e fundamentalmente descobre que sobra tempo para fazer coisas com as outras pessoas. Beijos

    ResponderExcluir
  5. "Por fim, não deixe nada para amanhã. Hoje à noite você pode ter um ataque cardíaco e morrer. Ou o lugar onde você mora pode ser atingido por um furacão, um tsunami, um terremoto, um ataque terrorista ou ser alvo de bandidos assassinos."

    Du, eu amei o texto. E juro que essa parte que eu destaquei me lembrou os meus. É assim que se ensina. Com a realidade nua e crua.

    Um beijão e boa quarta-feira :D

    ResponderExcluir
  6. muito bom ler uma mensagem positiva, de mudança, de amor próprio.

    ResponderExcluir
  7. Lindo post! Adorei o seu blog! Vou acompanhar sempre!

    Beijos

    www.minhacaixinhacr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Filha minha ou filhas minha!
    Já não sei mais, voc^e a Hevy estão na mesma meta.
    Eu oro por vocês.
    Vá em frente e não olhe para trás, vire a página, é o que eu digo pra Hevy.
    Não perca a esperança nunca, nunca.
    Siga em frente mesmo filha minha!
    Te amo e quero te ajudar, não sei como, mas quero.
    Te amo muito, muito mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Du amiga minha

    São muitas as possibilidades que trazem o sentimento de solidão.
    A pior solidão que alguém pode sentir é a de não ter a si, estar distante de seu interior, de sua verdade, não saber quem é. Quando não sabemos de verdade o que somos, o que queremos, nos sentimos perdidos e sozinhos.
    É muito ruim olharmos para dentro de nós e encontrarmos ideias confusas, valores duvidosos, falta de autoconfiança .
    Essa profunda solidão, da ausência do eu verdadeiro, provoca imensa instabilidade e dor.
    E o caminho para resolver essa solidão interior é voltar-se para dentro, cada um em seu tempo, de seu jeito
    Vamos limpar o interior do que não é nosso e percebendo o que de bom temos, vamos reaprendendo a nos gostar.

    Te gosto

    Un beso

    ResponderExcluir
  10. Du

    Cadê a caixinha de recados?

    Queria desejar-te um bom dia e deixar um

    Beso

    ResponderExcluir
  11. Du, esse é o exato momento da minha vida... É dificil... Mato um leão por dia pra não perder minhas esperanças, pra me sentir feliz, pra me fazer feliz...
    Mas eu não vou desistir...
    Porque a gente nasce é pra ser feliz e pronto!!
    beijo
    Pat

    ResponderExcluir
  12. therezinha16:43

    Adorei todos os seus dizeres. Sempre procuro fazer aquilo que desejo que façam para mim,e assim me sinto feliz.Vou te seguir sempre.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mudando só um pouquinho o que dizia Renato Russo:
    É preciso mudar hoje como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não haverá amanhã.

    Beijão do amigão

    ResponderExcluir
  14. Esse é um daqueles textos que deveriam estar impresso e sempre a vista. Muito bom.
    Besos

    ResponderExcluir
  15. Obrigada a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  16. Du, amei cada palavra que li aqui e concordo. Devemos realmente soltar nossas amarras. No início pode parecer muito difícil. O navio está Há tanto tempo ancorado e tão cheio de entulho que pode parecer mais fácil deixá-lo lá, enferrujando com o tempo. Acomodamos diante de situações que sabemos nos trarão problemas e trabalho. Pode até parece mais fácil deixar tudo como está, porém aquela vozinha que vem do subconsciente não se cansa de sussurrar. Sabemos o que nos faz feliz basta apenas dar o primeiro passo. Certamente será o mais difícil, mas nenhuma caminhada se faz sem ele.
    Beijo grande
    angel

    ResponderExcluir

^ Suba