sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consciência sempre!





O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Leia mais aqui.
Pois é gente... Eu leio esse tipo de texto como o citado acima e sinto uma irritação profunda!
Eu explico:
"Mais de 700 municípios comemoram nesta sexta-feira o Dia da Consciência Negra. Em grande parte deles, será feriado ou ponto facultativo..." Por que não é feriado no País todo? Alguns lugares tem consciência e outros não? Mas eu não estou irritada porque aqui em Porto Alegre não é feriado e sim, pela incoerência da data.
A comemoração desse dia me parece uma forma de discriminação disfarçada, assim como também não concordo com as cotas reservadas para os negros nas universidades ou em concursos públicos.
Somos todos seres humanos dotados de inteligência, sejamos negros, brancos, índios, pobres, ricos, evangélicos, católicos... Por que não nos aceitamos com igualdade? Um dia do ano ser escolhido para que todos parem e reflitam sobre a condição do negro? Deveríamos ter consciência todos os dias e lutar pela igualdade social, sempre.
O certo seria a gente tentar mudar a história e não retroagir no tempo, lembrando da escravidão como um troféu sangrento. Quando isso vai terminar? Todos somos pessoas boas ou pessoas más, não importa a cor, raça, credo, seja o que for.
Sugiro que cuidemos da educação de nossas crianças, que lutemos pela paz no mundo e também, que tentemos preservar o que ainda resta do meio ambiente... 
É utopia? Pode até ser, mas acho realmente que vale a pena.

11 comentários:

Luciano A.Santos disse...

Du,

Esta data me parece mais uma da série "pra limpar a consciência". Todos devem ser tratados com igualdade, não se deve favorecer uns - como no sistema de cotas - só porque um ancestral longínquo foi um escravo. Ninguém duvida que foi um erro, mas não se pode fazer deste erro um meio de vida. É preciso erguer a cabeça e viver como todo mundo faz, ficar se lamentando não leva ninguém a lugar nenhum.

Abraços, Dú, e bom fim de semana.

20 de novembro de 2009 11:03
angel disse...

Concordo inteiramente com você. Faço minhas todas as tuas palavras. Se continuarmos a fazer distin~çãoentre pobres e ricos, brancos e negros estaremos sempre perpetuando uma condição que nunca deveria existir, ao contrário, deveríamos juntar forças, unir culturas para fazermos um povo único: o povo brasileiro, afinal somos todos estrangeiros nesta terra e cada imigrante sabe o que sofreu, inclusive os índios, verdadeiros donos desta terra ainda lutam para defender aquilo que lhes é de direito.
Abraço
angel

20 de novembro de 2009 11:23
Mylla Galvão disse...

Dú,
Tb sou contra essa história de feriado ou ponto facultativo. Não é um dia para comemorar?
Então façam uma linda festa negra em q se sobressaiam os valores negros!
E dia de Cosnciência negra, é todo dia... Se somos irmãos perante a Deus, não será cor da pele q irá mudar as coisas!


Bom fds!

bjão

20 de novembro de 2009 11:47
Amigao disse...

Liga não,qualquer hora dessas algum politico decreta feriado nacional.
Eu concordo com sua irritação, mas sempre falo, não deveria ser do país se concientizar das desigualdades, deve ser EU o primeiro a ter esta consciência.
Quanto as cotas pra universidade, eu não sei te explicar, mas eu concordo com isso.E acho que tem muita gente que se aproveitou dessa cota e exerceu o direito de estudar em uma faculdade boa.Pode ser, mas não entro em discussão pois ainda não tenho muito conhecimento disso.
Então por aqui é feriado e tá um dia lindo...
Beijão do amigão!

20 de novembro de 2009 11:48
Elaine Barnes disse...

Descriminação e preconceito é ruim em qualquer sentido. Não julgar seria o ideal. E viva a liberdade! bjão moça

20 de novembro de 2009 12:03
Madalena disse...

Gratíssima por este texto e tua inspiração!
Reflete os meus sentimentos... minhas idéias...
Este dia exclui mais ainda! Ahh... total falta de consciencia mesmo!
Bj Du

20 de novembro de 2009 13:08
Sil disse...

Ontem eu ouvi dizer que hoje é dia da consciência pesada...

Pq as pessoas ficaram tristes com o que foi feito antigamente e quiseram recompensar...

Não quero falar de merecimento ou mesmo desmerecimento sobre certos feriados...

Acho apenas que se foi instituido, deve ser respeitado, como qualquer outro...

=)

bjos

20 de novembro de 2009 16:16
...aquela que voa disse...

"A comemoração desse dia me parece uma forma de discriminação disfarçada," - você disse tudo!!

bjs :*

20 de novembro de 2009 18:24
Guga disse...

vamos viver com a consiencia que samos todos iguais

21 de novembro de 2009 20:57
Natália disse...

Tanto tempo depois do Dia da Consciiência Negra só agora li o melhor tesxto sobre o assunto, Du.

Concordo plenamente contigo. Eu também acho essa coisa de ter um dia especial para negros, amarelos, índios, azuis uma grande forma de descriminação, assim como as cotas para negros nas universidades públicas.

No fim das contas todo mundo é GENTE, não é mesmo?!

beijos, querida

10 de dezembro de 2009 21:59
Natália disse...

Tanto tempo depois do Dia da Consciiência Negra só agora li o melhor tesxto sobre o assunto, Du.

Concordo plenamente contigo. Eu também acho essa coisa de ter um dia especial para negros, amarelos, índios, azuis uma grande forma de descriminação, assim como as cotas para negros nas universidades públicas.

No fim das contas todo mundo é GENTE, não é mesmo?!

beijos, querida

10 de dezembro de 2009 21:59