Basta uma palavra de solidariedade para salvar toda uma vida!

13/10/2010


O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes. 

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.


 Eu já fiz a minha parte, já faço parte do Banco de doadores. Seja você também um doador de medula óssea!

Veja tudo sobre doação de órgãos no Site do Ministério da Saúde

4 comentários:

  1. Olá, blogueiro (a),



    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.



    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.



    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.



    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br



    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  2. Du, é importante nos lembrar que temos um papel social nessa vida, sem o qual não vale a pena. Passar em branco e ao largo desse papel é tão triste, tão vazio.

    Obrigada por tua dica
    Ficaria feliz se um órgão meu salvasse a vida de alguém.

    Beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  3. Du, perdi a conta de casos em que há a doação, mas não o aproveitamento dos orgãos; Hospitais sem estrutura para acondicionamento e até mesmo transplantar! Assim é difícil, você quer doar, mas não sabe se os orgãos serão aproveitados! Doar para jogar no lixo? O Ministério da saúde deve primar por isso também!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom lembrar disso!

    ResponderExcluir

^ Suba