Israel Kamakawiwo'ole - quem ainda não conhece esta maravilha?

28/12/2010


Israel Kamakawiwo'ole - nome artístico de Israel Ka'ano'i Kamakawiwo'ole (20 de Maio de 1959, Honolulu - 26 de Junho de 1997, Honolulu). Foi um cantor havaiano muito popular no seu estado (onde continua sendo mesmo depois de sua morte). Usava também o nome "Braddah IZ".

No Havai, de onde é oriundo, sempre foi famoso não só pela música mas pelas letras que exprimiam o amor pela sua cultura e raízes (Israel era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos). Também nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havai e de defesa dos direitos dos havaianos.

Um de seus álbuns mais famosos foi "Facing the Future", de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: "Somewhere Over the Rainbow", do filme "O Mágico de Oz"/"O Feiticeiro de Oz", e "What a Wonderful World", onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele, que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prémios. Esta música também aparece em trechos do filme : "Como se fosse a primeira vez" (50 First Dates).

Ao longo da sua carreira musical, Iz debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo chegando a pesar 343 kg, para um corpo com 1,88m. Aos 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida. Em todos os cantos do Havai, ainda se escuta a música dele. Ele criou um estilo contemporâneo da música tradicional Havaiana ao gravar o clássico "Somewhere Over The Rainbow". Em 2001 foi lançado o cd "Alone In IZ World", um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos.
Fonte: Netlog 


5 comentários:

  1. Du,

    Desejo que 2011 seja um ano de grandes conquistas na sua vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Conhecia a música, mas o vídeo e a interpretação são muito boas.
    Que bom que compartilhastes conosco.

    Beijo Du

    ResponderExcluir
  3. Du,
    prazer em receber sua visita e sua mensagem tao linda. so agora estou novamente com internet e por isto estou vendo os emails com um pouco de atraso.
    Para mim também 2010 foi um ano muito dificil, de mudanças drásticas e muita preocupação e tristezas.
    Mas acredito nos sonhos e no poder que temos de transformar nossas vidas.
    desejo que 2011 seja um ano de colheita, onde poderemos recolher um pouco daquilo que suamos para conquistar.
    Um abraço
    Angel

    ResponderExcluir
  4. Lembro que tu já fez post sobre ele outra vez.
    Adoro essa música. Tu sabe, né?
    A voz dele me passa paz. :)

    ResponderExcluir
  5. Du, querida...

    Sou suspeita, porque me apaixonei por essa música desde o primeiro momento, e ela marcou uma época fabulosa da minha vida!

    Lindo post, amada!

    Beeeijos!

    (não dá pra ficar muito tempo longe daqui, não!)

    ResponderExcluir

^ Suba