Condromalácea e filtro solar... oi?

20/02/2011


Várias são as causas de dores nos joelhos sem origem traumática. As mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácea. Esta última, pouco conhecida, é uma patologia do joelho com índice de incidência maior entre as mulheres do que nos homens. Conhecida como cartilagem mole pode acometer mulheres desde a adolescência até a meia idade, que com a falta de informação, muitas vezes não é detectada e tratada a tempo.

A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de flexo-extensão, como subir escadas e levantar da cadeira. Algumas pacientes também se queixam de dor ao esticar o joelho e de ouvir barulho no mesmo quando se movimentam. A condromalácea nada mais é que o processo inflamatório da cartilagem da patela com conseqüente amolecimento e fragmentação. Normalmente é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona atrito entre a rótula e o fêmur, e o agravamento pode levar à artrose. 

O tratamento é simples, baseado no uso de antiinflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Não há necessidade do processo cirúrgico mas, em casos avançados, só resta esta indicação.


Pois é, tô em processo de tratamento desta tal de condromalácea nos DOIS joelhos...
Ter esta doença me faz lembrar todos os dias o texto sobre o "filtro solar", a parte em que o Pedro Bial fala sobre os joelhos... Deveria ter cuidado melhor dos meus. Na verdade deveria ter prestado atenção no texto inteiro deste vídeo! 

3 comentários:

  1. Feios, desengonçados, arredondados, com rótula, isto é o nosso joelho, que sofre tanto com nossas paradas bruscas, nossas viradas repentinas, nossos descuidos para com ele. Tbm tenho algumas dores nesta articulação importante, vou seguir teu conselho.

    ResponderExcluir
  2. Bah! Du!!!
    Lembro da tendinite e agora mais essa?
    Um beijo e vê se te cuida! :)

    ResponderExcluir
  3. Du, querida...

    Confesso a você que conheço poucas pessoas assim no mundo... que, quando passam por um problema, divulgam a informação para ajudar aos demais!

    Linda iniciativa!!

    Te desejo melhoras sempre!
    Estou com você!!

    Vai dar tudo certo!

    Beijos, amadinha...

    ResponderExcluir

^ Suba