Especial Saulo Fernandes

22/03/2011


Em 2002, Saulo Fernandes, vocalista do grupo Chica Fé, substituiu Emanuelle Araújo na Banda Eva. Não foi uma tarefa fácil. Primeiro porque havia mais de dez anos que o grupo trabalhava com vocalistas do sexo feminino. Segundo, a Eva ainda estava muito ligada à imagem de Ivete Sangalo, que participou do auge da popularidade da banda. Este, aliás, foi um dos motivos pelo qual o desempenho de Emanuelle tenha sido aquém do esperado (o outro foi a queda do mercado de discos, que afetou gêneros populares como axé e pagode). Mas a parceria de Saulo Fernandes e Eva está sendo produtiva. Seus discos vendem em média 50 000 unidades e fazem cerca de nove apresentações por mês.


Saulo Fernandes destoa do modelo habitual do vocalista de axé music. Cantor de trio elétrico, em geral, grita. Saulo canta. A suavidade de sua interpretação se faz presente nas duas releituras feitas especialmente para o VEJA Música - Cordas de Aço, de Cartola, e É Preciso Perdoar, de Alcivando Luz e Carlos Coqueijo, que ficou famosa na interpretação de João Gilberto. Outra característica de Saulo Fernandes é que ele não tem aquela mania de animador de trio elétrico, sempre dispostos a gritar “saio do chão”. Fernandes pede de modo delicado – e é sempre atendido. Por último, enquanto os artistas de axé music têm produzido um híbrido de pop e música baiana, Saulo e Banda Eva fazem um trabalho mais voltado para a percussão. É o que se pode perceber em No Lugar da Alegria, último disco da Banda Eva, do qual Saulo escolheu a canção Esse Amor.

2 comentários:

  1. Amooooooooooooooo!!!!

    Ele brilha...

    Saulo vai muito além do que é esperado de um cantor de axé... ele canta com alma e coração..

    Fui para diversos shows onde toda a banda vai embora e ele continua sozinho no palco com seu violão...cantando clássicos da MPB para aqueles que como eu, não conseguem arredar o pé...

    Lindo..lindo...lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Como diz uma amiga minha: "adoro tanto que nem sei"!

    Saulo é tudo de bom!!

    Beijos, Du querida!

    ResponderExcluir

^ Suba