"O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo."

05/08/2011


O medo provoca reacções físicas facilmente observáveis.
"O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo." 
(Ralph Waldo Emerson)
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)
"Em caso de pânico interior, feche os olhos, respire fundo, e pense em alguma coisa bem diferente daquilo que está vivendo." (Paulo Baleki)
"O tímido tem medo antes do perigo; o covarde, durante; o corajoso, depois."
(Johann Paul Richter) 
"Onde o medo está presente, a sabedoria não consegue estar." 
(Lucius C. Lactantius)
"As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança." (Octavio Paz)
"Perder o medo é se atirar no escuro, enfrentando o desconhecido." 
(Léa Waider)
"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." (Charles Chaplin)
"Guarde seus medos para você mesmo, mas partilhe sua inspiração com todos." (Robert Louis Stevenson)
"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação." (Ayrton Senna)
"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo." (Mark Twain)
"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo." (Luis Fernando Veríssimo)
"À medida que nos libertamos de nossos medos, nossa presença automaticamente liberta outros." (Harriet Rubin)
"No fundo, sabemos que o outro lado de todo o medo é a liberdade." 
(Marilyn Ferguson)
"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." 
(Clarisse Lispector)
"Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue." (Eleanor Roosevelt)
Consciência é uma palavras usada pelos covardes, para incutir medo aos fortes. (William Shakespeare)

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.

Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

O psicólogo português Armindo Freitas-Magalhães criou, em 2009, a pioneira Escala de Percepção do Medo.

Fonte: Wikipédia

Recomendo também: Vencendo o medo

7 comentários:

  1. Deita,dorme tua mão
    na colo da minha.
    Talvez o medo nem passe...
    Mas te morder,não vai mais,
    que eu não deixo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto e da sua seleção de frases. São fortes, as melhores sobre o medo que já li. Guardei algumas, vão me inspirar para escrever. Obrigada!
    Beijos,
    Marie

    ResponderExcluir
  3. Gostei de muito da seleção de frases e o enredo da postagem!!!

    O medo é tão complexo e tão estranho.

    O medo chega sem avisar e temos que confontrá-lo para que então possamos domina-lo.

    Afinal, só a vitória quando confrontamos o medo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. *Corrigindo

    Só há vitória quando confrontamos o medo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Du!

    Frases perfeitas! O medo que nos embota o cérebro. Através dele, vemos tudo distorcido, até nós mesmos.
    Aprender a não ter medo do medo, exercício quase diário, porque ter medo é importante.
    Equilibrar isso é libertador e melhora com a prática...acho que sim.

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o medo nos afasta muitas vezes de sermos mais felizes,mas como não sabemos o que está atrás da porta muitas vezes nos mantemos dentro de nós mesmos,com se nem soubéssemos onde está a chave da porta.Se tivessemos a consciência de que o medo é a insegurança do novo e que tudo tem seu lado positivo e negativo,conseguiríamos listar tais ítens e entender que o que nos prende em tal situação sào justamente aqueles pontos positivos,mas será que vala a pena se confrontá-los com os negativos?
    Só quem pode decidir é o indivíduo,pois de repente encontrarei em outra situações poucos pontos positivos,mais simples, mas que terão o poder de nos fazer muuuuito mais felizes,mas se Não vencer o medo....Nunca saberá. E o que vc conhece já não agrada mais,já lhe causou dúvidas e com elas o MEDO? Então chegou a hora de mudar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

^ Suba