Consciência sempre!

20/11/2011


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

A comemoração desse dia me parece uma forma de discriminação disfarçada, assim como também não concordo com as cotas reservadas para os negros nas universidades ou em concursos públicos.
Somos todos seres humanos dotados de inteligência, sejamos negros, brancos, índios, pobres, ricos, evangélicos, católicos... Por que não nos aceitamos com igualdade? Um dia do ano ser escolhido para que todos parem e reflitam sobre a condição do negro? Deveríamos ter consciência todos os dias e lutar pela igualdade social, sempre.

O certo seria a gente tentar mudar a história e não retroagir no tempo, lembrando da escravidão como um troféu sangrento. Quando isso vai terminar? Todos somos pessoas boas ou pessoas más, não importa a cor, raça, credo, seja o que for.
Sugiro que cuidemos da educação de nossas crianças, que lutemos pela paz no mundo e também, que tentemos preservar o que ainda resta do meio ambiente...

É utopia? Pode até ser, mas acho realmente que vale a pena.

[Du]

Imagem daqui
^ Suba