14 de jun de 2013

Mostra #tuiteratura - Literatura e Twitter!


O que é Tuiteratura?

s.f. 1. Literatura veloz que se produz em 140 caracteres na plataforma Twitter, a reconstrução dos haicais ou sua desconstrução, para a recriação de literatura, frases curtas, enxutas, poéticas, micronarrativas de impacto imediato, seja pelo lirismo, seja pelo susto, seja pelo medo, seja pelo asco, seja pelo gozo, seja pela beleza, assim é a tuiteratura. 2. Propagação de textos mais longos no Twitter, autorais, por linkagem, constantes de blogs e sites dos escritores, utilizando o Twitter como plataforma de divulgação de sua arte. 3. Termo para qualificar os posts publicados no Twitter que tenham relação, qualquer que seja, com o mundo das letras, desde o aviso de uma feira literária, lançamento de livros, entrevistas com escritores, artigos sobre o tema. 4. Expressão que qualifique os fluxos literários no ambiente Twitter, como #letras365, #6adepoesia, #nanoconto, #microconto, #poeminuto e tantos outros. 5. Termo que surgiu no mundo para qualificar o traslado de obras literárias públicas em forma de posts no Twitter, formando um livro digital na plataforma, em sucessivas postagens em 140 caracteres.


Sesc Santo Amaro recebe a mostra interativa #Tuiteratura de 26 de maio a 4 de agosto.

Desde 2006, quando surgiu a mídia social Twitter, escritores, poetas e amantes da literatura passaram a expressar suas visões de mundo e compartilhar suas poéticas em postagens de até 140 caracteres, seja de forma autoral, seja repercutindo o trabalho de outros autores da literatura universal.
A instalação da mostra #Tuiteratura, que tem curadoria da agitadora cultural Giselle Zamboni (@gisellezamboni), acontece em três momentos. No primeiro, a tela interativa projeta no corpo do visitante a criação literária de 61 autores tuiteiros. Num segundo momento, o visitante é apresentado à poética de 20 autores, com produção literária marcada pela concisão. Convidado inicialmente para integrar essa parte da mostra, o escritor Reni Adriano convidou os outros 19 autores, que contribuíram com cinco textos cada. À sua produção somam-se textos de clássicos do nosso imaginário literário, mesclados com a criação dos autores tuiteiros.

No terceiro momento serão expostas, diariamente, as criações de tuiteiros que, durante todo o período da exposição, enviarem textos de autoria própria com até 140 caracteres, através do Twitter e que marcarem seus posts com a hashtag #tuiteratura

Além da programação oficial, a mostra contará com duas oficinas processuais nos meses de junho e julho, dez oficinas de criação aos finais de semana, saraus aos domingos e duas mesas de debate.



61 autores que produzem #Tuiteratura

@dullimm - Eu!

20 autores convidados para a mostra #Tuiteratura

Adelaide do Julinho, Alessandro Buzo, Alice Ruiz, Andrea del Fuego, Antônio Cícero, Chacal, Donizete Galvão, Fabricio Carpinejar, Glauco Mattoso, Marcelino Freire, Nicolas Behr, Nina Rizzi, Ondjaki, Reni Adriano, Rinaldo de Fernandes, Samir Mesquita, Tanussi Cardoso, Tarso de Melo, Tati Bernardi e Veronica Stigger.

@dullimm ~ Viver é um caso com o acaso... Nossos rostos são poços profundos, nossas almas, mundos!
Você ainda não tem uma conta no Twitter? está doido para participar da Mostra #tuiteratura no SESC Santo Amaro com tuas criações literárias em até 140 caracteres tagueadas com #tuiteratura? quer conhecer esta plataforma, esta rede social que prima pela palavra muito mais que pelas imagens, onde encontramo-nos pelo que dizemos uns aos outros? Então participe das oficinas de CULTURA DIGITAL, TWITTER PARA TODOS, na PROGRAMAÇÃO PARALELA da MOSTRA, até 04/08!!!
Estão todos convidados!!! Participem!!!

Eu que ainda não pude visitar a exposição, imaginem minha emoção ao ver esta foto?

E a linda frase da curadora/idealizadora da exposição: 
@gisellezamboni ~ Você é o Poema que eu não sei fazer. ~ 




2 comentários:

 

a moça do sonho Template by Ipietoon Cute Blog Design and Waterpark Gambang