11 de jul de 2013

Você sabe SER sozinho?


Acho que uma das maiores desvantagens de quando nos acostumamos com nossa própria solidão é começar a gostar muito dela. Nos tornamos seres antissociais por natureza, é inevitável.

Mas quem disse que ser sozinho é ruim? Assim como tem suas desvantagens, tem o lado bom de aprender a gostar de si mesmo, sabiam?

Sei que a maioria das pessoas não entende este meu jeito de ser, alguns amigos criticam, convidam pra sair, insistem… mas não é sempre que sinto vontade, aliás, é raro! E graças aos anos dizendo sim só para agradar os outros, aprendi finalmente a dizer não. Simples assim. Não quero e não vou sair. Ponto.

Prefiro mil vezes o silêncio da convivência com meus próprios pensamentos a uma noite inteira na rua. A noite foi feita para dormir, sonhar e amar (não necessariamente nesta ordem). Na verdade sempre gostei mais do dia que da noite. Sei que muitos vão discordar de mim, mas é assim que eu sou e não escrevo nada do que sinto para ter aprovação ou reprovação de ninguém. Escrevo o que minha alma pede e hoje ela ficou tão só que lembrou do quanto é gostoso este espaço que eu criei para o aconchego de mim mesma. 

Sinto muito por quem ainda não conhece o prazer da solidão bem acompanhada. Sinto muito por aqueles que necessitam de companhia de outros o tempo todo. Sinto muito mesmo por quem não se conhece por dentro, por quem não se permite conhecer. 

Eu só tenho a dizer que o autoconhecimento leva ao prazer de estar só consigo mesmo e vice-versa. 

Tente. Experimente. Dê uma chance a si mesmo de ser só. 

Aprendendo a ser sozinho, você vai perceber aos poucos que a convivência com os outros vai se tornando muito mais rica. Sim, a solidão faz crescer e enriquece a alma.

Eu garanto!

[Dulce Miller]
Fonte da imagem

5 comentários:

  1. Ah, Du! De todos os teus textos, esse é o que mais parece comigo. Porque ser sozinha é ser inteira e "ser inteira não nos dá medo". :) Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Parece que leste meus pensamentos !
    Há dez anos que me encontro só, é um hábito! já não poderia dividir meu espaço...Sinto-me bem só, é uma questão de aprendizagem, o tempo é todo meu!!!
    Abraço Dulce------Célia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Vc garante, eu concordo!
    Ainda hj estive pensando assim: ao ser feliz sozinho é possível compartilhar esta felicidade com os outros...
    E todo o mundo se beneficia!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Estamos todos sós mesmo que muito bem acompanhados.
    Juntos ou não ao analisarmos profundamente as coisas, nos veremos sempre sós.

    Também me sinto como você Du. Quinze anos morando em Pel e nunca consegui marcar nada ou visitar as amigas que conheço.

    O layout está lindo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que doce Dulce.
    Como estagiária, posso assinar cada palavra de seu texto.
    Como você, também sou do dia. E a compreedo perfeitamente.
    Lendo seu texo, senti como se o tivesse escrito.

    Nem sempre as palavras fazem uma boa definição de seus significados.
    O que é solidão? f. Estado do que está só. Lugar despovoado....

    Quando estamos sós, estamos tão bem acompanhados de nós mesmos. É quando mais e melhor podemos nos ouvir. E, sem interferências...
    É quando mais nos sentimos "povoados".

    Somente consegui saber um pouco mais de mim, quando escolhi ficar só.
    O meu estar só ainda é uma opção e não uma condição. E, como você bem disse a gente começa a gostar... Infelizmente as pessoas que nos amam, não compreendem. Acham que somos egoístas por optarmos com um "vazio" ao invés de escolhermos suas presenças, para que nos preencham. Mal sabem elas, que nunca estivemos tão ocupados. E que o vazio que sentíamos terminou. :*

    ResponderExcluir

 

a moça do sonho Template by Ipietoon Cute Blog Design and Waterpark Gambang