Arroz doce integral... e gostoso!

18/08/2015

Eu sempre gostei muito mais de arroz integral que do branco, mas nunca antes havia experimentado nada doce com ele. Então hoje resolvi  inventar uma receita com os ingredientes que eu tinha em casa. 

Vamos lá então:

- uma xícara de arroz integral cru e lavado;
- duas xícaras de açúcar mascavo;
- água o suficiente para cozinhar o arroz;
- um litro e meio de leite desnatado;
- cravos à gosto;
- canela em pau à gosto;

Como eu fiz:

Primeiro cozinhei o arroz com água, o açúcar, o cravo e a canela, tudo junto. Quando estava cozido comecei a colocar o leite aos poucos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para não grudar no fundo da panela. E assim ficou cozinhando durante umas três horas, mais ou menos, até eu achar que estava cremoso o suficiente para desligar. Tirei do fogo e coloquei em um prato refratário até esfriar, depois coloquei na geladeira (eu gosto de comer o doce gelado).


Algumas considerações sobre esta experiência:

- Com poucos ingredientes e uma forma muito simples de fazer, o doce ficou bem cremoso, simplesmente uma delícia!

- TALVEZ se eu tivesse cozinhado o arroz com bastante água na panela de pressão antes de começar a misturar o leite, ele ficasse pronto mais rápido, PORÉM acredito que não ficaria tão cremoso como ficou. Talvez...

- Se eu tivesse coco ralado em casa, talvez eu colocasse um pouco depois do doce pronto, acho que ficaria muito bom. Eu não tinha coco, mas tinha uva passa e inacreditavelmente, não ficou só gostoso, ficou perfeito!

- Se eu fiz com leite desnatado e ficou MUITO cremoso, TALVEZ com leite integral fique mais ainda. 

- Algumas pessoas costumam colocar leite condensado, creme de leite e até gemada para que o arroz fique mais cremoso. Eu até pensei em colocar também, mas com a quantidade de açúcar que coloquei não senti necessidade de nada além.

- Acredito que mesmo quem não goste do arroz integral será capaz de gostar desse doce, pois ficou mais saboroso do que o que eu costumava fazer com arroz branco, leite condensado e canela em pó.

Está aí o resultado, geladinho e cremoso, do jeito que eu gosto:






^ Suba